A Juventude é o centro das atenções para as perspectivas de futuro em um Município, hoje pela manhã percebi o quanto temos chances reais de avançarmos ainda mais nas nossas políticas públicas para os jovens curitibanos. Desde gerando mais emprego e renda, quanto fortalecendo políticas anti drogas e claro fortalecendo as ações do Conselho Municipal de Juventude de Curitiba.
Por mais que temos problemas sérios com criminalidade, drogas, e falta de acesso à educação cerca de 87 % dos jovens curitibanos estão empregados. O Estado do Paraná possui uma população jovem de mais de 1,7 milhão de jovens e em toda a Região Metropolitana de Curitiba o número de jovens é de 565 mil pessoas, o que representa 17,5% de toda a população curitibana.
São cerca de 324 mil jovens na Região Metropolitana de Curitiba, que estão ocupando seus espaços no mercado de trabalho e já são considerados indivíduos economicamente ativos. Hoje a maior parte estão em serviços administrativos. A cada ano sobe o número de jovens profissionais nas áreas das ciências e das artes, esse percentual sobe 72% ao ano.
Basta agora sabermos potencializar esses números, conduzir Curitiba para o topo de nossos sonhos e perspectivas. Validar os anseios de uma sociedade ainda mais justa e mais humana. Combater as drogas, valorizar as alternativas de inserção e inclusão social.
Para aqueles que ainda não sabem a que caminho seguir, perceba:
OPORTUNIDADE
Com base em pesquisas, atualmente as áreas mais promissoras para atuação da juventude no país é em 1º lugar em todo o Brasil o de Engenheiro de Petróleo seguido por Engenheiro de Mobilidade, que podem ajudar estrategicamente em grandes questões nacionais como Pré Sal e Mobilidade Urbana das grandes metrópoles.Já para aqueles que ainda não possuem um diploma universitário, as áreas mais promissoras são: Especialista SEO, Concierce, Guia de Turismo, Design de Moda e outros..
Ronie Lobato